Resumo Jorge Coli
Estética da Comunicação: Regina Gomes
Aluna: Rayllanna Lima – BI de Artes
O que é arte – Jorge Coli
O ser humano está sempre à procura de uma definição exata das coisas, e uma destas procuras é a definição da arte. Chega a ser costumeiro o questionamento “o que é arte pra você?”. É difícil imaginar um conceito que pudesse descrever claramente a arte. Trabalhando esta questão emblemática em seu livro O que é arte, o autor Jorge Coli se preocupa, inicialmente, em alertar o leitor quanto às suas expectativas: se estiver procurando uma resposta clara e definitiva, irá decepcionar-se.
Já na introdução, Coli deixa claro que não há como delimitar o que é ou não arte, muito embora determinados objetos são consagrados como obra de arte. Para ele, qualquer pessoa que tenha um mínimo de contato com a cultura – no sentido de valores transmitidos/adquiridos em uma sociedade –, saberá identificar uma obra de arte de um artista renomado.
Citando exemplos associados a sua própria concepção de arte, o autor faz explica que, há lugares, como museus, que determinaram o que é objeto artístico. Ora, se tal objeto encontrasse exposto em um museu, ou seja tombado como patrimônio histórico, não temos dúvidas de aquilo é uma obra artística. Em contrapartida, Coli esclarece que a noção de arte vai de acordo com a vivência que cada indivíduo teve dentro da sociedade. De forma que, apesar de algumas obras serem mundialmente consideradas artísticas, a noção de arte vai de acordo com as características absorvidas por cada indivíduo mediante sua vivência.
Partindo para a relevância dos objetos artísticos, Jorge Coli faz uma avaliação do papel do crítico, que fornece uma ligação entre a obra e o leitor – e que também interliga com o autor, claro. “A crítica, portanto, tem o poder não só de atribuir o estatuto de arte a um objeto, mas de o classificar numa ordem de excelências, segundo critérios próprios”. (pag. 13). Ou seja, o julgamento só crítico vai de acordo com a afinidade