Resumo Inside Job
Resumo Inside Job
O filme faz uma crítica à desregulamentação Norte Americana ocorrida nos anos 80 e 90, que acabou se tornando uma das principais causas da crise financeira de 2008. A famosa lei aprovada em 1933, após a crise de 1929 (Glass Steagall Act) possuía como principal função a de limitar as ações dos bancos tradicionais, fazendo com que atividades perigosas como a especulação fossem praticadas apenas por bancos de investimento.
Além disso, o mercado de bancos financeiros derivados sofreu com outra falta de regulamentação. Segundo a teoria neoliberal defendida pelo Banco Central Americano dentre outras instituições, acreditava-se que em se tratando de um mercado onde apenas entidades especializadas (bancos e fundos de investimento) operavam, não seria necessário regulamentá-lo já que este se ajustaria por si só. Dessa maneira, os operadores atuavam com competência e autonomia suficientes, sem qualquer intervenção de um Estado defensor de pequenos e vulneráveis investidores.
Diversas tentativas de regulamentar o mercado foram efetuadas, porém as pressões dos lobbies bancários e financeiros impossibilitaram tal regulamentação de produtos derivados. Sendo assim, após tais tentativas, o Governo resolveu concretizar uma lei que impedia a regulamentação do mercado de derivados. Dessa maneira, nos anos 2000, a imensa expansão da inovação financeira acabou tornando o mercado financeiro em um oligopólio.
Introdução à Crise de 2008
A partir dos anos 80, os bancos de investimento cresceram imensamente, tanto em tamanho quanto em capital investido, principalmente ao se tornaram públicos. O Presidente Reagan, impôs de maneira liberal uma desregulamentação das companhias de economia, principal fato que constribuiu para a eclosão de uma crise em 1990. Enquanto Reagan implementava suas políticas liberais, Greenspan tornou-se a figura principal da desregulamentação dos mercados.
Já nos anos 90, diversas fusões contrariavam o Glass