Inside job - resenha
Resenha
O Filme:
Inside Job é um filme documentário produzido, escrito e dirigido por Charles Ferguson e narrado por Matt Damon, que estreou no final de 2010.
Da mesma forma que a Grande Depressão (crash de 1929) gerou muitos filmes (de dramas a comédias), a crise econômica de 2008 gerou o documentário Inside Job, que tenta expor a verdadeira história da crise global, iniciada nos Estados Unidos da América (EUA) e que se espalhou pelo mundo, provocando perdas estimadas em 20 trilhões de dólares (cifra utilizada para divulgar Inside Job como a película “mais cara do mundo”) e milhões de empregos, além do número de pessoas que perderam suas casas hipotecadas.
Ferguson realizou um interessante trabalho de pesquisa, complementado por entrevistas com importantes figuras do setor financeiro, inclusive com alguns dos personagens que estiverem no “olho do furacão” (outros, que “poderiam” explicar muitas coisas, recusaram-se a participar do documentário), políticos, jornalistas e professores universitários. Apresentou a transformação por que passou o setor financeiro, numa linguagem acessível ao público não acostumado ao linguajar próprio do setor, e mostrou as relações corrompidas entre governo, políticos, reguladores, academia, bancos e outras instituições financeiras.
O documentário se divide em seis capítulos (uma introdução e cinco “Partes”, ao longo de 1 hora e 48 minutos de filme.
Na introdução, é feito uma descrição sucinta da crise na Islândia, iniciada em 2000, e que já apresenta os principais atores da crise de 2008: governo, reguladores, setor financeiro, empresas de auditoria, agências de classificação de risco (agências de rating) e o público, que ficou sem emprego nem dinheiro. Conclui com frases de impacto de diferentes personalidades do mundo financeiro e a reprodução do noticiário que anunciava o início da crise, com a falência do Lehman Brothers , a venda do Merril Lynch e a queda das bolsas no mundo...
Na Parte 1, intitulada “Como