Inside the Job - resenha
Inside Job
O filme demonstrando um país economicamente estável, com uma população livre de problemas financeiro, tornou-se um país com grandes índices de desemprego após uma avalanche me medidas financeiras desregradas. Esse país é a Islândia e o início de tudo isso: desregulamentação.
O documentário, dividindo-se dividido em: como chegamos aqui; a bolha; a crise; a responsabilização e onde estamos agora;
Trata da crise econômica financeira mundial que estourou nos Estados Unidos em 2008, mostrando desde o início, nos anos 80, como a desregulamentação aplicada no governo Reagan, pôde causar uma catastrófica crise econômica décadas depois.
Antes da citada medida os bancos eram impedidos de realizar operações financeiras com o dinheiro dos depositantes, então os bancos de investimentos eram sociedade privadas em que o dinheiro que neles rodavam era dos próprios sócios, após a medida de desregulamentação os bancários puderam fazer vários de acordos entre si, que permitindo-lhes dominar o mercado financeiro e diminuir a concorrência. O fato é que, os bancos passaram a liberar inúmeros empréstimos, hipotecas de casas e investimentos na crescente tecnologia e passaram a investir com um capital que ainda não havia entrado nos cofres, confiando no pagamento total desses investimentos. Percebendo, com o passar dos anos, que o mercado imobiliário iria cair, devido a esses inúmeros recursos concedidos, os mesmos bancos que liberavam as hipotecas, tidos como confiáveis por agências de análise, passaram a investir altíssimo em agências de seguro, no caso dessas dívidas não serem pagas pelos muitos devedores espalhados pelo país, ou seja, eles investiam contra os recursos que eles mesmos liberavam.
Os grandes nomes dos bancos entendiam os riscos e viam sempre maneiras de lucrar com eles, entendiam também a que condições subordinavam a economia do país, porém eles eram os mesmos que detinham altos cargos no governo e com isso impediam que medidas