Segurança da Informação
Explique o que seriam as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade. Realize uma pesquisa na internet, em jornais, livros, revistas, periódicos, etc., sobre as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade para exemplificar a sua explicação.
Resp:
Privilégio mínimo: preza por delegar somente privilégios necessários para que um determinado objeto possa realizar sua função na organização.
Exemplos:
- Não dê a um usuário direitos administrativos de um sistema se tudo que ele precisa é executar o Apache.
- Não faça um programa ser executado como membro de um grupo altamente privilegiado, se tudo que ele precisa fazer é gravar em um arquivo, em vez disso, agrupe o arquivo em um grupo e faça o programa ser executado como um membro deste grupo.
Defesa em profundidade: destinado à prevenção dos acidentes, e a minimização das respectivas conseqüências, evitando que um problema isolado se alastre pelo sistema; instituindo múltiplos, redundantes e independentes níveis de proteção. A idéia é não depender de um único método de defesa, instalando vários níveis de proteção. Tornando a tentativa de invasão arriscada demais ou cansativa demais para os atacantes. Isto porque as chances de violar um nível de proteção do sistema são muito maiores do que as chances de violar um sistema com vários níveis de segurança.
Exemplo: Redundância e diversidade de controles (Portão principal, recepção, guardas, grades, entrada no andar, área restrita, Firewall, IPS - sistema de prevenção de invasão e IDS - sistema de detecção de invasão). Questão 2 - (2,5 pontos)
Em uma Empresa, ocorreu o seguinte diálogo entre João e seu Gerente de TI: JOÃO: - Vamos colocar criptografia assimétrica aqui na empresa; vai melhorar a vida de todos.
GERENTE DE TI: - Nós já utilizamos a criptografia simétrica e não precisamos de mudanças.
JOÃO: - A criptografia assimétrica faz várias coisas que a simétrica não faz. Seremos