Quimica
A aquisição do conhecimento científico em todas as ciências ocorre por meio de um procedimento sistemático e lógico, conhecido por método científico, brevemente descrito a seguir: os registros das observações são os dados, e estes são algumas vezes generalizados em leis. As propostas de explicação das observações são as teorias ou, quando tentativas, hipóteses. A importância das teorias e hipóteses reside na capacidade de previsão de novos comportamentos. Tais previsões sugerem novos experimentos, que fornecem novos dados, conduzindo a novas teorias e assim por diante.
A matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço. A massa é uma medida direta da quantidade de matéria do objeto. Tanto a inércia (resistência a modificação ao estado de movimento) quanto o peso (força de atração gravitacional da Terra) de um objeto são determinados pela sua massa. A massa de um objeto independe do local onde é medida. O peso, contudo, depende do local e, portanto, seu uso é limitado.
Um exemplo de matéria pode ser uma substância pura, ou uma mistura. Os três estados da matéria são: sólido, líquido e gás. Uma substância pura pode ser um elemento, substância simples e fundamental que não pode ser decomposta em outras, ou um composto, substância constituída por dois ou mais elementos combinados por uma razão definida em massa. Os elementos são representados por abreviações denominadas símbolos químicos, e os compostos, por fórmulas químicas.
Uma fase é uma região fisicamente distinta com um conjunto de propriedades uniformes. Um sistema (porção de matéria) que apresenta uma única fase é chamado homogêneo; e com duas ou mais fases, heterogêneo. A mistura homogênea é denominada solução.
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
A matéria pode sofrer transformações físicas e químicas. As transformações físicas são aquelas que não