Resumo informativo : o conhecimento, significado, processo e apropriação
Centro de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Filosofia
Disciplina: Introdução à Metodologia Científica
Resumo Informativo
“O conhecimento: significado, processo e apropriação”
Ao longo de sua jornada, o ser humano adquire inúmeros entendimentos a respeito de variados temas presentes em seu cotidiano. Isso ocorre de forma tão espontânea que, ressalvando os especialistas, o ser humano raramente se questiona sobre o que é o conhecimento, seu significado, origem, processo e apropriação. Na área da reflexão filosófica, principalmente, é necessário saber criticamente o que é conhecimento, visto que trata-se de uma reflexão crítica. Habitualmente, ao serem questionadas sobre o conceito do conhecimento, as pessoas tendem a responder de maneira mais simplória que é aquilo que aprendemos nos livros. No entanto, essa resposta é, de certa maneira, errada, pois identifica onde parte do conhecimento pode ser encontrado e não o que ele é.
A resposta mais satisfatória para tal questão é a de que o conhecimento é a elucidação da realidade.
Elucidação é uma palavra originada do latim e, significa “iluminar com intensidade”. Quando relacionada ao conhecimento, expressa a definição de tornar a realidade inteligível, clara e concisa, procurando um sentido.
Há quatro elementos, no que se reporta ao conhecimento, que devem ser definidos, são eles: o sujeito, o objeto, o ato de conhecer e o resultado.
O sujeito é aquele capaz de compreender a realidade. O objeto é aquilo que será compreendido pelo sujeito, ou seja, a realidade que será elucidada. O ato de conhecer é o processo de apropriação pelo qual o sujeito passa para encontrar o sentido do objeto. O resultado é aquilo que foi compreendido.
Em resumo, o conhecimento é aquilo que foi assimilado pelo sujeito através da exploração da realidade. Por isso, a resposta de que o conhecimento é aquilo que aprendemos nos livros não é completamente errada, pois, o conteúdo presente