Pluralismo metodológico
Joelma Maria da Silva [1]
RESUMO
O artigo que se apresenta tem por objetivo expor uma experiência de pesquisa realizada juntamente com os alunos da turma dos alunos da Educação em Tempo Integral da escola Municipal José Antônio Júnior como proposta de trabalho do Programa Interação, desenvolvido nas escolas do município de São Joaquim de Bicas. A abordagem foi sobre Educação Patrimonial, mais especificamente, Festa de São Joaquim, e busca mostrar a possibilidade de se fazer um planejamento de estudo junto aos alunos bem como apresentar o pluralismo metodológico como instrumento para o desenvolvimento do ensino aprendizagem em sala de aula. O trabalho desenvolvido se deu a partir de definições conceituais junto aos alunos, seguido da experiência de realização de uma pesquisa empírica quando os alunos pesquisadores eram colocados em contato direto com bens culturais exercitando os diversos olhares possíveis sobre o bem em questão – representação, valorização, conservação, entre outros.
Palavras-chave: Planejamento; Pluralismo Metodológico; Pesquisa.
Introdução
O fazer pedagógico é o ato de concentração, preparação para ensinar-aprender, faz parte do cotidiano do professor e apresenta-se de diferentes formas. Este fazer é realizado em particular ou em conjunto, em diferentes lugares e contextos.
Diante do exposto o tema “A importância do planejamento e do Pluralismo Metodológico no Ensino de Educação Patrimonial” se apresenta como uma reflexão de extrema relevância, pois, o ensino em nosso país tem sido desequilibrado no que diz respeito à relação que deve haver entre teoria e prática. O fato de atualmente encontrarmos práticas educativas muito distanciadas do cotidiano dos alunos faz com que, cada vez mais, alunos tenham resultados insatisfatórios em nível escolar, pelo insucesso de suas atividades discentes. Neste sentido, faz-se necessário uma