Resenha Minayo
Luana Silva
Sobre a autora Maria Cecília de Souza Minayo ela é graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz.
INTRODUÇÂO
O texto a seguir é um resumo do livro “Pesquisa Social: teoria, método e criatividade”, escrito por vários autores e organizado pela Maria Cecília de Souza Minayo. Ele trabalha com todos os aspectos que envolve a pesquisa dentro das ciências sociais. As ciência biológicas sempre foram consideradas “cientificas”, produtoras de conhecimentos, já as ciências sociais tiveram que ir buscando se afirmar como produtoras de conhecimento. O texto vai deixar bem explicito como se constrói pesquisa pelos ditames modernos.
DESAFIOS DA PESQUISA SOCIAL.
É inegável que, do ponto de vista antropológico, o homem procura o conhecimento da realidade. Atualmente continuamos a nós questionar, mesmo que a ciência seja considerada “a verdade”. O campo científico é permeado por conflito e contradições e como exemplo pode-se citar o embate sobre a cientificidade das ciências sociais comparadas as ciências da natureza. As ciências naturais são pioneiras, já as ciências sociais entraram em pauta depois.
A cientificidade deve ser pensada como uma ideia normalizadora de alta abstração. Nas ciências sociais o objeto de estudo, o homem, é histórico e possui consciência histórica. As sociedades humanas existem em um determinado espaço cuja formação social e configurações são especificas. Existe uma identidade entre o sujeito e o objeto.
Fala-se sobre o caráter qualitativo das ciências sociais e da metodologia que se deve