Resumo: histórico critica e psicologia histórico-cultural
A transmissão de conhecimentos poderia ser enfocada por inúmeros pontos de vista, todavia, visamos por apenas dois: do ponto de vista gnosiológico e psicológico.
Do ponto de vista gnosiológico, a referida transmissão visa oportunizar aos indivíduos a inteligibilidade do real, condição pela qual possam localizar-se no mundo, dominá-lo e atender as suas necessidades.
Para Vigotski e Leontiev o desenvolvimento de funções psicológicas superiores, nas palavras de Leontiev, é o atributo da psique dos homens e condição central para os domínios que conquistam sobre o mundo, dentre os quais se destacam as capacidades para torná-lo inteligível. E Referente à educação escolar, organiza-se em torno de dois pontos:
Desenvolvimento do psiquismo
É do trabalho social, que os homens se relacionam com a natureza para satisfazer suas necessidades, Referindo-se a esta questão, Leontiev (1978) deixa claro que não se trata de prescindir da materialidade da imagem (ideia) muito menos contrapor uma à outra (matéria e ideia). Trata-se de situá-las no mundo material da atividade humana, pela qual o psiquismo se desenvolve e se manifesta como imagem subjetiva.
Segundo Luria (1981), essa unidade estrutura-se como um sistema funcional complexo, composto por funções psicológicas.
Tais funções, que compreendem sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento, são categorizadas como funções afetivo-cognitivas.
A sensação é a mais elementar das funções, à qual os estímulos são captados tendo em vista a construção de uma imagem de seus componentes a serem unificados por meio da percepção, a quem compete a formação da imagem unificada do objeto.
A percepção, por sua vez, desenvolve-se nesse trânsito, à medida que os reflexos incondicionados vão cedendo lugar aos condicionados e as aprendizagens sociais. São resultados de uma estimulação complexa, podemos dizer que a sensação está para as notas