Trabalho 10
História Antiga 1
OS ALUNOS SERÃO ESTIMULADOS A CONHECER OS FENÔMENOS POLÍTICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS MAIS IMPORTANTES, QUE MARCARAM O DESENVOLVIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS. A ÊNFASE SERÁ NAS SOCIEDADES MESOPOTÂMICA E EGÍPCIA, A PARTIR DA ANÁLISE DE TEXTOS ATUAIS E DOCUMENTOS DE ÉPOCA. DESTA FORMA, OS ALUNOS PODERÃO COMPREENDER AS FORMAS ELEMENTARES DE ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS COMUNIDADES HUMANAS E OS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS E CULTURAIS DAS SOCIEDADES COMPLEXAS ORIENTAIS (MESOPOTÂMIA E EGITO), ALÉM DE TREINAR A ANÁLISE DE DOCUMENTOS ANTIGOS TEXTUAIS E ORIENTAR O ACESSO A UMA BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA EXISTENTE SOBRE OS ASSUNTOS TRATADOS.
História Antiga 2
OS DISCENTES SERÃO ESTIMULADOS A CONHECER OS FENÔMENOS POLÍTICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS MAIS IMPORTANTES, QUE MARCARAM O DESENVOLVIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS, ISTO É AS SOCIEDADES GREGA E ROMANA, A PARTIR DA ANÁLISE DE TEXTOS ATUAIS E DOCUMENTOS DE ÉPOCA. DESTA FORMA, OS ALUNOS PODERÃO ANALISAR DE FORMA CRÍTICA OS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS E CULTURAIS DAS SOCIEDADES COMPLEXAS OCIDENTAIS (GRÉCIA E ROMA), ALÉM DE DESENVOLVER O TREINAMENTO DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS ANTIGOS TEXTUAIS E VISUAIS.
História Contemporânea 1
ANALISAR O PROCESSO HISTÓRICO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA FORMAÇÃO À EXPANSÃO E CRISE DAS SOCIEDADES LIBERAIS NOS SÉCULOS XVIII E XIX. A ERA DA MODERNIDADE TEM INÍCIO COM O PENSAMENTO "ILUMINISTA", COM A CRÍTICA ÀS INSTITUIÇÕES E ÀS IDÉIAS TRADICIONAIS E AS BASES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA VISÃO RACIONAL DO MUNDO. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O INÍCIO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO MODERNO COM MUDANÇAS NAS RELAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DO OCIDENTE. A REVOLUÇÃO FRANCESA E A CRIAÇÃO DE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PODER POLÍTICO, BASEADA NO LIBERALISMO E NOS GOVERNOS REPRESENTATIVOS, E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO OCIDENTAL. AS REVOLUÇÕES DE 1830 E 1848 E O TRIUNFO DAS FORÇAS LIBERAIS E DO MODELE DESENVOLVIMENTO