trabalho 10
Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. Os recursos hídricos podem ser vistos de varias formas, temos que sempre observar se há uma relação com a agropecuária.
RECURSOS HIDRICOS NO BRASIL
O Brasil tem uma posição privilegiada perante a maioria dos países quanto o seu volume de recursos hídricos. Porem, mais de 73% da água doce produzida no país encontra se na bacia Amazônica que é habitada por menos de 5% da população. Portanto, apenas 27% dos recursos hídricos brasileiros estão disponíveis para 95% da população.
A idéia de abundancia serviu durante muito tempo como suporte à cultura do desperdício da água disponível, à não realização dos investimentos necessários para seu uso e proteção mais eficientes e a sua pequena valorização econômica. Os problemas de escassez hídrica no Brasil decorrem, fundamentalmente, da combinação do crescimento exagerado das demandas localizadas e da degradação da qualidade das águas.
Ao longo da década de 70, e de forma ainda mais intensa na de 80, a sociedade começou a despertar para as ameaças a que estaria sujeita se não mudasse de comportamento quanto ao uso de seus recursos hídricos. Nesse período, varias comissões interministeriais foram instituídas para encontrar soluções para a gestão das águas no Brasil.
BACIAS HIDROGRAFICAS BRASILEIRAS
DISPONIBILIDADE HIDRICA POR ESTADO BRASILEIRO
ÁGUA SUBTERRANEA
Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.
As