Religião
TEXTO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO - HISTÓRICA
1) Que características marcam as ciências no século XIX.
As características marcantes da ciência do século XIX têm ênfase na razão humana, na liberdade do homem, na possibilidade de transformação do mundo real e a ênfase no próprio homem. As características do período de ascensão da burguesia permitiram uma ciência racional, que buscou desvendar as leis da natureza e construir um conhecimento pela experiência e pela razão. As ciências do século XIX são também positivistas, porque se constituíram como sistema baseado no observável; são racionalistas, pela ênfase na razão como possibilidade de desvendar as leis naturais; são mecanicistas, porque se pautaram na idéia do funcionamento regular do mundo, guiado por leis que poderiam ser conhecidas; são associacionistas, porque se basearam na concepção de que as idéias se organizam na mente de forma a permitir associações que resultam em conhecimento; atomista, pela certeza de que o todo é sempre o resultado da organização de partes; e determinista, porque pensou o mundo como conjunto de fenômenos que são sempre causados e que essa relação de causa-efeito pode ser descoberta pela razão humana.
2) “A Psicologia Sócio-Histórica (...), apresenta-se desde os primórdios como uma possibilidade de superação dessas visões dicotômicas.” Justifique esta frase retirada do texto (pag. 17)
A psicologia sócio- histórica uma questão uma visão integradora, interagido assim de forma dialética a antiga dialética a antiga dicotomia que constituída ciência no século XIX , o processo dialético permite uma tese uma antítese e é neste momento que se forma uma síntese.
3)Apresente as diferenças de concepção de “Fenômeno Psicológico” entre a Psicologia e a Psicologia Sócio-Histórica.
A psicologia apresenta concepções divergentes sobre o fenômeno psicológico da psicologia sócio-histórica. Para a psicologia o fenômeno psicológico apresenta como destruturação,