resumo historia das ri's 1
Sociedades:
Castas: Visão teológica de mundo fundamentada em uma origem divina tida como incontestável. Estamentos (Ordens): Fundamentada sobre tradições. Acredita-se em uma “fé divina”, no entanto trata-se de uma ordem construída pelo ser humano. Ex: Ordem Religiosa,
Nobres e Terceiros – o homem é introduzido na sociedade através do próprio nascimento, porém cada qual se limita as costumes/tradições de sua ordem. A transição entre ordens pode vir a acontecer, no entanto o progresso do indivíduo limita-se a sua ordem de origem, no caso das ordens “inferiores”, enquanto um nobre já seria integrado a uma nova ordem em posição superior.
Classes: Dividida, ou hierarquizada, com base na posse dos bens materiais e meios de produção. O indivíduo pode oscilar tanto para uma classe superior, como inferior.
Autoridade:
Tradicional: Possui como fundamento a tradição. Ex: Líder espiritual que também é lider político; liderança adquirida através de hereditariedade.
Carismática: Não se cria, é uma qualidade nata. Ex: Exerce sua influência sem a necessidade de fatores externos, mas pela própria capacidade de se fazer ser seguido.
Racional-Legal: Tem a legitimidade de sua liderança amparada pela Lei, pela constitucionalidade. Chega ao poder respeitando as regras burocráticas e legais de uma sociedade.
Mercantilismo (Capital Comercial):
Metalismo: Valorização da posse física dos metais (ouro/prata/cobre).
Protecionismo: sistema interventor que privilegia a própria economia e pretere as de outras colônias.
Pacto Colonial: Controle de extração de riqueza de colônias.
Reforma
O movimento da Reforma é considerado, junto com o Renascimento, o prelúdio da
Modernidade na Europa. Tal consideração ocorre porque tal movimento está totalmente vinculado - isso se não for sua semente originária - à liberdade política e ao capitalismo. A marca que identifica ambos movimentos é a instauração da liberdade