direito
Em economia, o termo eficiência (ou eficiência económica) significa que os recursos estão a ser usados da melhor forma possível para satisfazer as necessidades desejos das pessoas. Dito de outra forma, a existência de eficiência é sinónimo de ausência de desperdício.
Um conceito derivado é o de eficiência produtiva: verifica-se eficiência produtiva quando, dados as tecnologias de produção e dados os factores de produção disponíveis numa economia, esta não consiga produzir maior quantidade de um determinado bem sem sacrificar a produção de um outro; quanto tal ocorre, significa que a economia está sobre a sua fronteira de possibilidades de produção.
Em termos microeconómicos, a existência de eficiência produtiva significa que, tendo em conta a tecnologia disponível e os preços dos factores produtivos, determinada empresa conseguiu produzir o máximo de bens com o mínimo de factores produtivos.
A Eficiência produtiva ocorre quando a economia está operando na sua fronteira de possibilidades de produção (FPP). Isso acontece quando a produção de um bem é obtida ao menor custo possível, dadas a produção do(s) outro(s) bem(ns). De forma equivalente, é quando a produção de um bem atinge seu nível máximo, dado o nível de produção do(s) outro(s) bem(ns). No equilíbrio de longo-prazo para mercados perfeitamente competitivos, isso é onde o custo médio está no ponto mais baixo na curva de custo médio.
Devido à natureza das empresas monopolistas, elas irão optar por produzir em níveis que maximizem o lucro e portanto não serão eficientes na produção porque o custo médio mais baixo não coincide com o ponto onde o lucro é máximo para a empresa.A Eficiência produtiva ocorre quando a economia está operando na sua fronteira de possibilidades de produção (FPP). Isso acontece quando a produção de um bem é obtida ao menor custo possível, dadas a produção do(s) outro(s) bem(ns). De forma equivalente, é quando a produção de um bem atinge seu