MARCENARIA
O trabalho realizado em uma marcenaria é o de transformar madeira em móveis ou outros produtos em objetos de utilidade e, ainda funcionar como decoração de ambientes. Com a evolução da área de marcenaria, aliado ao processo de proteção ecológica, atualmente as marcenarias tem trabalho com madeiras constituídas de materiais até então não utilizados, tais como laminados industrializados (madeira), compensado, aglomerado, MDF, fórmica, folhas de madeira, etc.
O marceneiro deve possuir o dom da criatividade , além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.
A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão. Um profissional que produz exclusivamente móveis sob encomenda ou sob medida.
Ferramentas de um marceneiro:
Alicate Chave De Fenda
Punção ou Repuxo
Serrote
Plainas
Arco de Serra
Brocas
Lâmina de Raspar ou Lâmina Raspadeira
Grampo tipo C, Grampo de aperto rápido e sargento
Lima
Metro Articulado
Suta.
Trena
Esquadro
Máquinas usadas nas marcenarias
Esmerilhadeira
Grampeador
Lixadeiras
Furadeiras
Martelete
Parafusadeira
Plainas
Serra Tico Tico
Serras Circulares
Serras Rápidas
Tupias
Desempenadeiras
Tornos
Tupias Superiores e Fresadora