marcenaria
Introdução
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Marcenaria
Produtos Ofertados/Produzidos: Móveis e Peças em Madeira
APRESENTAÇÃO. A arte de trabalhar a madeira é milenar. Descrita nos livros mais antigos como carpintaria, evoluiu para a marcenaria, perdendo suas características rústicas.
Quando feitos artesanalmente, é uma atividade que exige paciência e habilidade. O avanço da tecnologia colocou máquinas modernas à disposição do homem, permitiu que a madeira continuasse sendo tratada e que inúmeros artefatos e objetos úteis fossem produzidos em escala, sem a perda de qualidade do produto.
MERCADO. O crescimento demográfico e as soluções encontradas a partir dessa imposição acabaram por caracterizar um nicho de mercado para os marceneiros. Mercado este de grande concorrência e de consumidores muito atentos, onde não há espaço para o amadorismo.
LOCALIZAÇÃO. O local deverá ter um bom fluxo de pessoas e veículos.
ESTRUTURA. Deve apresentar uma área específica de trabalho, onde será fabricado o móvel e guardada a matéria prima, além de ter um espaço reservado para o escritório, este deverá ser isolado da oficina, se possível também no que se refere a ruídos.
EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
Serra Fixa de Mesa;
Serra Portátil;
Serra Tico-Tico;
Lixadeira;
Desempenadeira;
Jogo de Ferramentas;
Móveis e utensílios de escritório;
Telefone, Fax e computadores, etc....
Veículo utilitário (para entrega).
INVESTIMENTO. É variável de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo este em torno de R$ 50mil.
PESSOAL. O número mínimo de funcionários é de 5 pessoas, contar com uma fiel equipe de funcionários é de extrema importância.
O empreendedor deve se dedicar com afinco à tarefa de capacitar, estimular e manter seus quadros de pessoal. A perda de um profissional experiente causa um prejuízo muito grande com o treinamento de outro. Muitas