Meios físicos óticos, acessórios e aplicações
2. Quais são as vantagens de se adotar fibras ópticas em lugar de cabos de pares trançados? E quais são as desvantagens de se adotar fibras ópticas em lugar de cabos de pares trançados?
3. a) Descreva as fibras multimodo (MM, multimode)
b) Descreva as fibras monomodo (SM, singlemode)
4. Quais são os conectores ópticos recomendados pelas normas atuais?
5. Descreva as extensões ópticas, cordões ópticos, terminadores ópticos e distribuidores ópticos, bem como a aplicação de cada um destes componentes.
6. a) Em que tipo de situação é adotado o cabo de fibras ópticas com gel (“geleiado”)? Dê exemplos destas situações.
b) Em qual situação não se admite o emprego do cabo de fibras ópticas geleiado? Por que?
7. Cite dois motivos que tornam inadequada a adoção de cabos UTP (não blindados) e F/UTP (blindados) em enlaces externos.
8. Por que não é recomendável avaliar se está havendo transmissão de sinal de luz em um enlace óptico através do exame visual na extremidade do link ativo? Qual seria o procedimento adequado?
9. É possível estabelecer um enlace Ethernet (IEEE 802.3) com apenas 01 (uma) fibra óptica? Qual a quantidade mínima de fibras deve ser adotada em um enlace óptico de rede local? Explique porque.
10. Pergunta: É possível afirmar que um link de rede local IEEE 802.3 1Gbps com cabo UTP categoria 5e terá um desempenho inferior se comparado com um link de rede local IEEE 802.3 1Gbps com cabo de fibras óticas? Justifique sua resposta. Para responder, suponha que o cabo UTP está devidamente instalado e conectorizado corretamente, em ambiente sem interferência eletromagnética.