Resenha do livro história do rasil de boris fausto
1751 palavras
8 páginas
História do BrasilResumo Boris Fausto por Rafael Ávila
II Reinado [1840-1889]
Liberais que promoveram a ascensão de Pedro II [14 anos] em 1840. Conselho de Estado foi restabelecido; código de processo criminal foi modificado [1841] e os juizes de paz perderam importância para a polícia
[criados cargos de delegado e subdelegado; a polícia passava também a processar pessoas e aplicar penas, além de investigar]; Guarda Nacional reformada [governo central escolhia; a guarda ficou responsável pela manutenção da ordem e a defesa dos grupos dominantes em nível local; o exército responsável por arbitrar as disputas, garantir as fronteiras e manter a estabilidade geral do país].
Revoltas liberais em maio e junho de 1842 [São Paulo, Minas e Rio de Janeiro]. Entre os líderes estavam
Feijó e Campos Vergueiro de SP, Limpo de Abreu e Teófilo Otoni, em Minas.
1848 Revolução Praieira em Pernambuco [lembrando do contexto revolucionário me toda a Europa]. Luta contra a estrutura agrária concentrada e o monopólio do comércio por estrangeiros. Idéias socialistas ainda existiram [socialismo de Proudhon, Fourier e Owen]. Queixa da perda dos liberais para os conservadores.
Tentaram tomar [2500 homens] Recife, mas foram mal sucedidos. Persistiu a guerrilha até 1850. Federalismo e fim do poder moderador, expulsão dos portugueses e nacionalização do comércio a varejo; defesa do sufrágio universal.
A partir de 1847 começou a se desenhar uma espécie de “parlamentarismo” [cargo de presidente do conselho de ministros]. O imperador usava as prerrogativas do poder moderador quando lhe convia, dissolvia a Câmara e convocava novas eleições. 50 anos de poder 36 câmaras.
2 partidos: Conservador [saquarema] e Liberal [luzia; mais centralizadores; depois de 1860 descentralização e luta pela representação política mais ampla dos cidadãos]. Não havia grandes diferenças entre eles. Eram extremamente corporativistas mais que buscavam algum programa de governo. Muita violência era