Resumo Gerencimento De Processos
Centro de Ciências Exatas
Engenharia Civil
Turma: 2º D - Noturno
Disciplina: Tecnologia dos Materiais I
Acadêmico: Vitor Augusto Giordano Francisco
R.A.: 1201200-2
Professor: André Taveira da Silva Scheibel
TRABALHO
CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
3º BIMESTRE
Maringá, 04 de setembro de 2015.
O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio para melhor competir em seus mercados.
Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.
Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto. Alguns processos são necessários para o gerenciamento, como:
Coletar os requisitos - O processo de definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.
Definir o escopo - O processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.
Criar a EAP - O processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
Verificar o escopo - O processo de formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto.
Controlar o escopo - O processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo.
Esses 5 processos se integram