Tcc
Centro de Economia e Administração
Faculdade de Administração de Empresas
Francine Kinosita
Como o modelo japonês de produção não foi afetado pela crise econômica brasileira de 2015?
Campinas – São Paulo junho de 2015
Francine Kinosita
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao Prof. Integrador de Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Administração do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, executado sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto da C. Almendra, como exigência parcial para aprovação no curso/atividade Trabalho de Conclusão de Curso I.
Campinas – São Paulo junho de 2015
Dedicatória
Dedico este trabalho ao homem que é o alicerce na construção do meu caráter, Newton Kinosita.
Agradecimentos
Agradeço a Deus por ter me dado a benção de ter a família que tenho pois sem ela não saberia o valor de um amor verdadeiro, base para superar problemas e enfrentar novos desafios. Agradeço as pessoas que contribuíram para o ser humano que sou hoje, em especial ao meu pai, Newton Kinosita, ao meu companheiro de trabalho e amigo Paulo Coelho e as companheiras de longa data Fernanda Maia e Vanessa Sales, que me acompanham desde do primeiro dia na universidade Puc-Campinas e que levarei para vida toda.
Resumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo da importância da filosofia de produção japonesa, como KAIZEN, melhoria contínua e Toyotismo, como essas ferramentas foram essenciais para as mesmas enfrentar a crise econômica brasileira de 2015, e como a crise impactou diretamente no setor automotivo para grandes montadoras e dominadoras no mercado nacional como Fiat, Ford, GM e Volkswagen.
Palavras chave: filosofia japonesa, KAIZEN, melhoria contínua e toyotismo.
Abstract
The