Resumo geologia
A história da Terra encontra-se escrita nas rochas, é feita em acontecimento de grande rapidez e violência ou longos e extremamente calmos, que podem ser vistos nas rochas através dos fosseis. Milhões de espécies já se extinguiram e hoje em dia há algumas que estão em vias de extinção. A causa principal é a actividade humana, que tem vindo a provocar o aquecimento global que causa o efeito de estufa e consequente aumento da temperatura, devido á emissão de gases poluentes para a atmosfera. Há 2 tipos de extinções, verdadeira e falsas. Os ecossistemas entraram em desequilíbrio provocando uma drástica diminuição da biodiversidade terrestre e marinha, ocorrendo assim extinções em massa. As causas das extinções podem estar na própria Terra – Causas Geológicas, ou podem ser exteriores ao nosso planeta, Causas Cosmológicas.
As causas Geológicas procuram justificar as extinções com acontecimentos ocorridos na própria Terra:
• As Regressões e Transgressões Marinhas, as transgressões que são acontecimentos favoráveis a diversificação dos seres marinhos, criando assim extinções falsas, pois os seres vivos vão-se adaptar ao novo sitio onde moram, mudando e criando novas espécies. As regressões podem ter grandes impactos nos ecossistemas e consequentes extinções de espécies.
• A Actividade Vulcânica, que se for de uma forma muito intensa liberta uma grande quantidade de gases para a atmosfera e criar desequilíbrios nos ecossistemas, entre os quais o aumento do efeito de estufa, com consequente aumento da temperatura. Alem disso pode libertar dióxido de enxofre que pode criar chuvas ácidas e envenenar as plantas e organismos contribuindo para o colapso da cadeia alimentar.
• A migração dos Continentes, as massas continentais juntaram-se para juntar a Pangeia, as áreas interiores desse super continente sofriam de forte aridez, que provocou grandes variações de temperatura e diminuição da pluviosidade, conduzindo para o aparecimento