Resumo de geologia
• São várias as causas apontadas para justificar a ocorrência daqueles acontecimentos. A origem daquelas causas pode estar na própria Terra ou pode ser exterior ao nosso planeta, pelo que temos:
- causas geológicas; - causas cosmológicas
1. As transgressões marinhas (avanço do mar em direcção ao continente), acontecimentos geológicos favoráveis à diversificação dos seres vivos; por outro lado, as regressões ( recuo do mar em relação ao continente), quando de grande amplitude, provocam uma descida do nível do mar de muitas centenas de metros, o que pode provocar impactes importantes nos ecossistemas e consequente extinção de organismos;
2. A actividade vulcânica, em certas alturas, foi de tal forma intensa, que lançou para atmosfera grandes quantidades de gases (sobretudo dióxido de carbono) e poeiras, que criaram desequilíbrios muito acentuados nos ecossistemas, entre os quais uma intensificação do efeito de estufa, com um consequente aumento da temperatura. Além disso, a emissão de gases vulcânicos, associada a grandes derrames de escoadas basálticas, poderá ter lançado para a atmosfera grande quantidade de dióxido de enxofre que terá provocado chuvas acidas que envenenaram muitos organismos, contribuindo para o colapso das cadeias alimentares e, consequentemente, grandes extinções.
• Uma das causas atribuída à maior extinção que houve na história da Terra, no final do Período Pérmico, é atribuída à actividade vulcânica associada aos mantos basálicos da Sibéria.
• O irídio é um elemento pouco abundante na crusta terrestr, mas relativamente abundante no espaço exterior, podendo ter chegado à Terra através de um impacto com asteróide ou um cometa. Desta forma, foi formulada a hipótese de que um corpo de grandes dimensões, oriundo do espaço, tenha colidido com a Terra nesta altura.
• Este impacto teria levantado uma nuvem de poeira e de outras