RESUMO GEOLOGIA
- fase líquida, mantida em fusão pela temperatura elevada, constituída essencialmente por uma solução mútua e altamente complexa de um grande número de componentes, a maior parte dos quais de natureza silicática;
- fase gasosa, mantida em solução por pressão, constituída predominantemente por H2O e quantidades menores de CO2, HC1, HF, SO2, etc.
- fase sólida, formada por cristais de composição essencialmente silicática, em fase de crescimento ou de natureza residual, assim como de fragmentos de rocha.
Tipos de Magmas:
Magmas graníticos; está sempre relacionado com áreas em que houve formação de extensas cadeias de montanhas .
Magmas basáltico; parece originar- se em profundidades maiores, ou seja, na porção superior do manto.
Tipos de atividades magmáticas:
Plutonismo: em que a consolidação ocorre no interior da crosta, dando origem às rochas plutônicas ou intrusivas;
Vulcanismo: quando o magma irrompe e derrama-se à superfície para formar rochas vulcânicas ou efusivas.
As rochas intrusivas podem ocorrer de maneiras muito diversas, formando corpos de formas e tamanhos variados e que apresentam relações variadas com as rochas encaixantes, ou seja, com as rochas preexistentes dentro das quais eles se solidificaram.
As intrusões mais comuns são os batólitos e os lapólitos. Dentre essas intrusões, algumas são concordantes e outras são discordantes.
Formas concordantes: a intrusão magmática intromete- se entre os planos de estratificação da rocha encaixante em concordância com eles. Entre as formas concordantes temos: Sil, Lacólito, Lapólito, Facólito.
Rochas discordantes: são corpos intrusivos independentes da estratificação da rocha encaixante, pois a cortam discordantemente. São mais frequentes perto da superfície da Terra, onde as pressões a serem vencidas são