Resumo Geologia
A TERRA, A HUMANIDADE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ADRIANA FLORENCIO DA SILVA
CRATO-CE
JUNHO/2014
A TERRA, A HUMANIDADE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desde o início da civilização, o homem sempre explorou os recursos naturais da terra. Esse processo de extração dos recursos teve início com o domínio do fogo e se estende até os dias de hoje. Existem vários exemplos de povos que degradaram o meio em que viviam, como a mesopotâmia, no oriente e a civilização maia, na América central. Ao analisarmos a ocupação da terra pela humanidade, vemos que o crescimento populacional foi exponencial, onde passamos de 5 milhos de habitantes há 10.000 anos atrás para 6 bilhões no ano 2000. Segundo cálculos da ONU, esse número deve chegar à 11 bilhões em 2050.
O que fica claro com esses dados é a incapacidade que o planeta terá de gerar alimentos para essa quantidade absurda de gente, sem acabar com os recursos naturais do planeta. Essa necessidade de produtividade, sem dúvidas gera um grave problema social e obriga a um aumento das áreas produtivas, empregando modernas tecnologia na mecanização da agricultura, para produção em larga escala.
Nesse contexto, tem destaque os países desenvolvidos que precisam de um elevado consumo de energia e matéria prima, para manter o desenvolvimento tecnológico e o conforto da sua população. Por outro lado os países