Resumo funções e papéis da propaganda
A propaganda exercendo seu papel para criar marcas de consumo, acaba criando benefícios funcionais e, sobretudo, cria benefícios emocionais para uma marca, e ajuda a construir lealdade a esta. Consumidores leais são menos sensíveis a preços, crises econômicas e a propagandas dos concorrentes.
A propaganda possibilita aos consumidores reconhecerem mais facilmente suas necessidades nos produtos anunciados. Deste modo, a propaganda ativa as necessidades que irão motivar um consumidor a comprar um produto ou serviço comunicando seus benefícios funcionais e emocionais.
O investimento em propaganda pode determinar a satisfação do consumidor criando a expectativa apropriada para o desempenho de uma marca, ou auxiliando um consumidor que já comprou a marca a sentir-se mais seguro e satisfeito por sua decisão.
Após reconhecer uma necessidade, o consumidor elabora um processo de pesquisa interna através das informações acumuladas em sua memória como resultado de repetidas exposições a uma campanha publicitária. Se o consumidor nunca comprou uma determinada marca e não tem nem mesmo consciência da existência desta, ficam reduzidas as possibilidades de compra da mesma, aí que entra a função da propaganda de persuadir, influenciar o consumidor a comprar aquela marca que ele desconhece.