Sistema de Reutilização da Água da chuva
INTRODUÇÃO
O projeto de criação de um sistema para utilização da água da chuva para irrigação de jardins de edifício residencial tem como objetivo principal economizar água potável trazendo retorno financeiro e, principalmente, ambiental para a parte, direta e indiretamente, interessada. A ideia apresentada tem como base a necessidade de um grupo de moradores que deseja economizar a água e ainda manter um belo jardim.
Segundo a Agência Nacional de Água (ANA), o Brasil desperdiça aproximadamente 40% de água potável, um número considerado alarmante se pensar que a água potável é um bem tão precioso, porém finito. Grande parte do desperdício está relacionado a atividades agrícolas e industriais, a outra parte com a população que acaba utilizando a água para realizar atividades do dia a dia, porém acabam exagerando na quantidade.
Atividades como lavar a calçada, carros, descarga, irrigação de jardim, entre outras, são necessárias para se manter um ambiente limpo, trazendo um bem estar para as pessoas que utilizam. Porém, são nessas atividades que há um maior desperdício de água potável.
Um dos problemas é a irrigação de jardins. Para se manter um jardim de edifício residencial é necessário, mais de cem litros de água para uma irrigação de aproximadamente dez minutos. Além disso, o valor da conta de água aumenta quando o número de irrigações é maior devido a fatores climáticos. Sendo assim, acaba sendo prejuízo para os moradores manter o jardim.
A solução encontrada foi utilizar a água da chuva para irrigar esse jardim. Sabe-se que há períodos de estiagens, por isso há a necessidade de armazenar essa
12
água. Portanto, este projeto visa criar um sistema completo desde como captar a água da chuva, armazená-la, e utilizá-la.
Espera-se com esse projeto atingir alguns parâmetros, sendo os principais o cuidado com o meio ambiente, evitando o desperdício de água; a economia financeira daqueles que irão usufruir do benefício gerando assim