resumo fundamentos da educação
-O que torna possível o ato educativo? Comenius, século XVII. Emergência da pedagogia moderna. Livro: A Didática Magna.
-Percurso analítico: Os sujeitos da escolarização: a educabilidade / Os modos de educar: a didática / Os objetivos: a pansofia.
-1. Os sujeitos da escolarização: a educabilidade. / A natureza educável do homem: “aptidão e a inclinação para o conhecimento”. / Faculdade de conhecer. O entendimento como matéria-prima. / A sensibilidade: os sentidos existem para conhecer a realidade. / Modelo de desenvolvimento humano: o homem cresce e vive para conhecer racionalmente o mundo.
- A educabilidade do homem é o ponto de partida da Educação. / Sendo apto ao conhecimento, o homem desenvolve sua humanidade. / Assim, em Comenius, a educação tem uma tripla finalidade: “I. Que seja conhecedor de todas as coisas. II Dono delas e de si mesmo. III. Encaminhasse, e se todas as coisas, no sentido de Deus, origem de tudo” (COMENIUS, 1997, p.9).
- 2. Os modos de educar: a didática / É a ideia de unidade que perfaz a toda a experiência humana. / Sob essa unidade, a escola deverá ser universal e tomará a didática como estratégia. / A didática comeniana é ordenadora (NARODOWSKI, 2006), uma vez que se contrapõem os demais métodos obscuros. / A ordem dos conteúdos: organização temporal, sequências lógicas, graduações de dificuldades.
- Simultaneidade sistêmica / É importante garantir o funcionamento harmônico das escolas. / Alcançar o objetivo da universalidade. / “Os saberes têm de chegar aos alunos das escolas e a todos simultaneamente” (NARODOWSKI, 2006, p.55). / - Para isso faz-se necessário uma engenhosa disposição do tempo, dos objetivos e do método.
- b- Aliança família-escola / As crianças emigram das famílias para a escola. / Nota-se uma “desprivatização” das atribuições da escola (Narodowski) por três razões: 1º) A especialização dos sujeitos encarregados da escolarização. /