Resumo Filosofia
FILOSOFIA E ÉTICA
CURSO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – 2º Período - Noite
COLABORADO POR
JEFFERSON BRUNO
● A Filosofia
O conceito sobre a Filosofia, se volta para questões humanas no plano da ação, dos comportamentos e das ideias. O ponto de partida da filosofia é a confiança no pensamento ou no homem como ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo; capaz de reflexão. Preocupação para encontrar a verdade. O pensamento deve oferecer caminhos, critérios e meios para saber o que é verdadeiro e como alcançá-lo. A filosofia volta-se para a definição das virtudes morais (do homem) e das virtudes políticas (do cidadão). Pela primeira vez, é feita a separação radical entre a opinião e a imagem das coisas trazidas pelos órgãos dos sentidos e os conceitos e as ideias.
● Sócrates (470-399 a.C.) Ele se encontra no centro da dupla crise que se abate sobre Atenas na segunda metade do século V a.C.: a crise política agravada pela Guerra do Peloponeso e a crise ética provocada pelo relativismo dos sofistas. É nesse contexto sociocultural que Platão o apresenta como um terapeuta da alma.
● A Teoria das Formas de Platão
Em 387 a.C. funda, em Atenas, a Academia esforçando-se para reunir um grupo que veja no conhecimento algo vivo e dinâmico e não um corpo de doutrinas a serem simplesmente resguardadas e transmitidas. A educação deveria basear-se em uma ciência (episteme) e ultrapassar o plano instável da opinião (doxa). Filósofo sistemático, Platão abordou os três grandes temas da filosofia: o ser, o conhecer e o agir; Do ponto de vista do conhecimento, retomou de Sócrates a questão do conceito universal, mas interferiu no método socrático. Platão introduziu o método dedutivo, como modo de deduzir novas verdades a partir de verdades universais estabelecidas. A importância da oralidade é confirmada, por ele, através da sua dialética construída e articulada pelo diálogo. A busca pelo conhecimento não se limita a descobrir