Resumo Filme
Filme: “Nem gravata, nem honra” de Marcelo Masagão.
O filme “Nem gravata, nem honra” de Marcelo Masagão, inicia por meio de entrevistas e depoimentos coletados dos cidadãos de Cunha, cidade que faz divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As entrevistas fazem perguntas básicas sobre quais seriam as diferenças básicas entre homens e mulheres.
Os depoimentos colhidos foram de uma menina que se encontrava na escola com seus colegas que dizia que as mães são carinhosas, amigas e preocupadas, enquanto os pais são sérios e que teriam vergonha de manifestar afeto e atenção para seus filhos. O casal em que a mulher saiu da comodidade do lar e deu seu grito de liberdade ao se matricular na auto-escola e começar a estudar, depois que se sentiu aborrecida pelo fato de seu esposo ter dado uma carona a vizinha.
A dentista que explica que o perfeccionismo das mulheres tem relação com a maternidade, pois ela cria a necessidade e a obrigação de que os filhos sejam perfeitos. O motorista de táxi que diz que sua esposa faz mais por ele, do que uma mãe faria pelos filhos. O mecânico que se separou da esposa, devido ao simples motivo que ela possuía um maior gral de estudo e de salário do que ele.
O outro casal entrevistado foi o senhor que afirmou ser o homem que possui uma moral mais elevada para a sociedade, subestimando a “moral” das mulheres e também da sua esposa, entre outros depoimentos simples e diretos que falam sobre a diferença de gênero ainda existente na sociedade.