Resumo filme skinner
Burrhus Frederic Skinner, o cientista do comportamento e do aprendizado, nasceu em 1904 na Pensilvânia e faleceu em 1990.
O posicionamento deste psicólogo esta baseado no behaviorismo, doutrina que prevê um estudo do comportamento tomado como um conjunto de reações dos estímulos externos, em seu principio só é possível a observação sobre o que é cientificamente experimentável. Para os adeptos desta teoria o processo educacional é o agente da mudança cultural.
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado¹ é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante² é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. A diferença entre eles, é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo.
O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento – um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço – a conseqüência de uma ação quando percebida por quem a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ação que evita uma conseqüência indesejada).
Skinner pregou — em especial na educação — a eficiência do reforço positivo, sendo, em princípio, contrário a punições e esquemas repressivos. Apostou na recompensa, e num de seus livros mais conhecidos, “Além da Liberdade e da Dignidade”, ele rejeitou noções como a do livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, embora a relação do indivíduo com o meio seja de interação, e não