Relatorio lentes - laboratorio de otica
1 – Objetivo 2
2 – Resumo 3
3 - Introdução Teórica 4
4 - Parte Experimental 14
5 - Resultados e Discussão 16
6 – Conclusão 20
7 - Referências Bibliográficas 21
1 - Objetivo
Determinar graficamente a distância focal de lentes esféricas através da construção geométrica de imagens utilizando as mesmas.
2 - Resumo
O experimento realizado em sala de aula é baseado em medir as distâncias entre objetos e suas respectivas imagens em lentes (convergente e divergente) e na análise do comportamento de feixes luminosos ao passar pelos mesmos tipos de lentes para a posterior determinação da distância focal das mesmas. Para tal, foram utilizadas lentes esféricas (uma convergente e outra divergente), uma fonte de luz, um anteparo (onde se formaram as imagens) e um transferidor (para análise do comportamento dos feixes).
Depois de realizar algumas medidas com diferentes distâncias e montar um gráfico com os resultados, foi possível, através deste, calcular a distância focal através das fórmulas estudadas em sala.
Apesar das dificuldades encontradas durante o experimento, principalmente na visualização das imagens e comportamento dos feixes, podemos dizer que os resultados obtidos estão dentro do esperado.
3 - Introdução Teórica
A ótica geométrica é a parte da física que descreve os fenômenos da luz geometricamente, desconsiderando as ondulações luminosas.
Raio de luz: RETA associada ao sentido e direção em que a luz se propaga.
Feixe de Luz: Conjunto formado por vários raios de luz que saem do mesmo ponto. Feixe divergente feixe convergente feixe paralelo Fonte de luz: Qualquer objeto que produza luz, chamados de fontes primárias (sol, fogo, lâmpada) ou que esteja refletindo a luz, conhecidos como fontes secundarias (a luz, as pessoas).
Meios de propagação: Existem três tipos: