Laranja Mecânica - explicando pra quem não entendeu
Por: Welder Souza
O filme constrói sua história com temas psicológicos , tratados por Pavlov sobre o Condicionamento Clássico, e Skinner sobre o Condicionamento Operante. O protagonista Alex é condicionado ao tratamento Ludovico, que consiste em usar remédios como "estímulo incondicionado", e assistir filmes violentos para estimular a assimilação.
Condicionamento Clássico em Laranja Mecânica (modelo de ação do tratamento no filme):
1 - Medicamento (estímulo incondicionado)
2 - Cenas de Violência
3 - Efeito náusea, dores ( resposta incondicionada - não violência )
Por casualidade os médicos responsáveis pelo tratamento descobrem que Alex, gosta de música clássica especificamente Beethoven, e adicionam as músicas de Beethoven ao tratamento. O modelo de ação do tratamento fica da seguinte maneira:
1 - Medicamento (estímulo incondicionado)
2 - Música de Beethoven, junto as cenas de violência
3 - O paciente tem náuseas e dores ( resposta não condicionada - não violência)
Por último, Alex somente ouvia Beethoven e acabava assimilando com as cenas violentas, ocasionando náuseas e dores, gerando a resposta não violência. Toda vez que Alex tentasse agredir alguém ou presenciava algum tipo de violência, seu corpo respondia com as náuseas e dores, o que Alex descrevia como uma "sensação de morte", que mudava sua ação ou reação.
No caso Skinner ... Alex é moldado graças as imagens e músicas, que foram ligadas ao seu comportamento agressivo. Alex nunca deixou de ser violento, porém ele é incapaz de agir agressivamente graças ao "Tratamento Ludovico", sofria mal estar sempre que presenciava a violência ou tocasse Beethoven, esse mal estar é denominado "estímulo aversivo" para manter o comportamento não violento ele sofria "Punição por Apresentação" termo de Skinner.
A crítica principal do filme parte da ideia de que Alex é violento por natureza, mesmo após estar condicionado a um comportamento confortável para a