faculdade
Essa situação passa a gerar toda espécie de arbitrariedade; logo no primeiro dia, acontece uma rebelião. Os guardas, em represália, passam a torturar e abusar dos prisioneiros, chegando até mesmo a haver morte. Em suma, tanto os guardas como os prisioneiros passam a dissociar experimento da realidade e agem como se os atos brutais – especialmente vindos dos guardas – fossem banais e até necessários para a manutenção da ordem e garantia do fim do experimento – e do pagamento do grupo.
A pergunta que se faz nessa análise: o que diferencia este grupo de homens dos ratos estudados por Skinner na formulação de sua teoria? Nesse experimento, estão inseridos os principais postulados de Skinner: a relação estímulo resposta, o esquema de punição, o condicionamento dos seres; enfim, o fato que Detenção pretende demonstrar não é que somos basicamente animais sem vontade própria, mas sim que, quando expostos a ambiente e a situações que suprimem ou retiram nossas condições básicas de vivência, a racionalidade, ponderância, compaixão e capacidade de discernimento da espécie humana tornam-se meras teorias filosóficas face à realidade prática: nós, assim como os ratos de Skinner, somos seres que respondem aos percalços do nosso ambiente.
O filme em si é bem estruturado com uma história que, apesar de não ser totalmente fiel ao experimento original, consegue reproduzir de forma visceral o sofrimento e o desespero que o peso de uma farda, seja ela azul ou