TRABALHO DE BIOLOGIA- SOBRE O VIRUS
1- Qual é o significado do termo vírus?
Vírus (do latim vírus, "veneno" ou "toxina"). Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. A expressão "vírus de computador" nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral.
- (Biologia) agente infeccioso microscópico, que causa várias doenças (AIDS, gripe, etc.) e provoca a produção de anticorpos.
- (Informática) programa oculto de computador que se instala no sistema operacional da máquina, ativando-se num determinado dia para provocar danos em arquivos, outros programas, etc.
2- Como é sua estrutura organizacional?
Os vírus possuem como material genético o ácido desoxirribonucléico (DNA) ou o ácido ribonucléico (RNA), nunca ocorrendo os dois tipos de ácidos nucléicos juntos em um mesmo vírus. Existem, portanto, vírus de DNA e vírus de RNA. O ácido nucléico apresenta-se sempre envolto por uma cápsula protéica denominada capsídeo. As proteínas que compõem o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. Cada molécula protéica do capsídeo recebe o nome genérico de capsômero. O capsídeo mais o ácido nucléico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo nucleocapsídeo, ou seja, contêm apenas o ácido nucléico envolto pela cápsula protéica. Outros, no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus capsulados ou envelopados. O envelope consiste principalmente das duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e de moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios. São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam