Resumo Fil Sofos
Sócrates e Friedrich Nietzsche
O que é ser um filósofo? Emitológicamente dizendo, filósofo é uma composição de Filo (amigo) e Sofos (sabedoria), ou seja amigo da sabedoria em grego.
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
O filósofo tem a tarefa de fazer as questões que incomodam, de cutucar os cidadãos. Mesmo quando o cidadão está convicto de ter a verdade sobre uma determinada questão, o filósofo chega e questiona. Acho que a primeira tarefa do filósofo é criticar o existente e, eventualmente, propor um modelo alternativo.
O que é filosofia?
Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.
O que é filologia?
A palavra tem origem no idioma grego da antiguidade e significa amor à instrução e ao estudo. Portanto, filologia, em um sentido amplo, é a ciência que tem por objetivo estudar uma língua, civilização, cultura ou a literatura em determinada posição histórica e para isso faz uso dos documentos escritos que são encontrados dentro do recorte escolhido.
Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos