Resumo Estruturas
Sistemas estruturais são sistemas tridimensionais de resposta à forças que são ajustadas para acomodar cargas externas de qualquer direção.
Ações que atuam sobre uma estrutura de concreto armado
As forças são designadas por ações diretas e as deformações impostas por ações indiretas. Em função de sua variabilidade no tempo, as ações podem ser classificadas como:
1. Ações permanentes;
2. Ações variáveis;
3. Ações excepcionais. 1. Ações Permanentes: ocorrem com valores praticamente constantes, ou com pequena variabilidade em torno de sua média, ao longo de toda a vida útil da construção. Este tipo de carga é constituído pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes. As ações permanentes são divididas em:
a) Ações permanentes diretas: são constituídas pelo peso próprio da estrutura, dos elementos construtivos fixos, das instalações e outras como equipamentos e empuxos.
b) Ações permanentes indiretas: são constituídas por deformações impostas por retração do concreto, fluência, recalques de apoios, imperfeições geométricas e protensão.
OBS:Quando forem previstas paredes divisórias, cuja posição não esteja definida no projeto, o cálculo de pisos com suficiente capacidade de distribuição transversal da carga, quando não for feito por processo exato, pode ser feito admitindo, além dos demais carregamentos, uma carga uniformemente distribuída por metro quadrado de piso não menor que um terço do peso por metro linear de parede pronta, observado o valor mínimo de 1 kN/m2.
As cargas de natureza permanente que atuam nas lajes são compostas basicamente por:
Peso próprio da laje;
Peso da regularização;
Peso do enchimento;
Peso do revestimento;
Peso das alvenarias sobre as lajes.
Quando o carregamento das paredes são aplicados diretamente sobre as vigas,