Resumo estruturas organizacionais
Este artigo mostrará os tipos de estruturas organizacionais existentes, quais são os modelos e formas a serem trabalhados, problemas e benefícios que eles trazem, e o quanto é importante para as empresas. Vai mostrar também que uma estrutura organizacional pode ser formada por aspectos formais, informais ou ambos os aspectos na mesma estrutura. Evidenciará o objetivo principal das estruturas organizacionais, destacando a busca pela eficiência e melhoria de seus métodos, para tornar a organização capaz de superar momentos difíceis e sobressair diante ao mercado concorrente. Além de, dar ênfase a necessidade de toda organização ter um ou mais tipos de estruturas definidas.
Palavras chave: Estruturas organizacionais. Objetivo principal. Eficiência, Organização.
INTRODUÇÃO
Em nossas vidas, desenvolvemos mecanismos de defesa em busca da sobrevivência. Estes fazem com que as pessoas evitem entrar em contato com os conflitos internos, gerando sensação de proteção frente aos desafios impostos.
Nas organizações, cada empregado traz consigo seus mecanismos naturais de defesa, em busca da segurança e com isso interferindo nas tendências das organizações.
As organizações antigamente na época da revolução industrial, eram quase que 100% comendadas pelos donos, em que os mesmos acreditavam ser o melhor para a sua empresa. Não eram estipulados níveis hierárquicos entre os proprietários e funcionários. Com crescimento das indústrias, os gerenciamentos das organizações eram feitos com base nas técnicas já existentes.
Agora com indústrias modernas e eficientes, o continente asiático, liderado pelo Japão, começou a concorrer no mercado internacional com enormes vantagens competitivas graças à cultura traumática do pós-guerra. Logo a sociedade industrial americana entrou em pleno declínio. Percebeu-se então que todos estavam acomodados e não perceberam que estava surgindo um novo período econômico-social, onde as premissas tinham que ser revistas.
A organização