Resumo Estruturas de Aeronaves
POR ADRIANO MARCONDES
A FUSELAGEM SE DIVIDE EM 5 PARTES PRINCIPAIS: FUSELAGEM, ASA, ESTABILIZADORES, SUPERFICIES DE CONTROLE DE VÔOS E TREM DE POUSO.
O HELICÓPTERO É DIVIDIO EM: ROTOR PRINCIPAL, GEARBOX, FUSELAGEM E ROTOR DE CAUDA (ROTOR ANTITORQUE).
OS COMPONENTES DA AERONAVE DIVIDEM-SE EM VÁRIOS MEMBROS ESTRUTURAIS: REFORÇADORES, LONGARINAS, NERVURAS, PAREDES, ETC.
*AERONAVE DE ASA FIXA *AERONAVE DE ASAS ROTATIVAS
TODAS AS PARTES DA AERONAVE DEVEM SER PLANEJADAS PARA SUPORTAR CARGAS QUE SERÃO IMPOSTAS. A DETERMINAÇÃO DE TAIS CARGAS É CHAMADA DE ANÁLISE DE ESTRESSE.
AS PRINCIPAIS CARGAS SÃO: TENSÃO, COMPRESSÃO, TORÇÃO, CISALHAMENTO E FLEXÃO.
FUSELAGEM É A ESTRUTURA PRINCIPAL OU CORPO DA AERONAVE. CONTÉM ESPAÇO PARA CARGAS, CONTROLES, ACESSÓRIOS, PASSAGEIROS E OUTROS EQUIPAMENTOS. EM AERONAVES MONOMOTORAS, A FUSELAGEM TAMBÉM ABRIGA O MOTOR.
FUSELAGEM TIPO TRELIÇA: GERALMENTE FEITAS DE TUBO DE AÇO, SOLDADOS DE TAL FORMA, QUE TODOS OS MEMBROS POSSAM SUPORTAR TANTO CARGAS DE TENSÃO COMO COMPRESSÃO.
*FUSELAGEM TRELIÇA OU TUBULAR
FUSELAGEM TIPO MONOCOQUE OU REVESTIMENTO TRABALHANTE: BASEIA-SE LARGAMENTE NA RESISTÊNCIA DO REVESTIMENTO PARA SUPORTAR OS ESTRESSES PRIMÁRIOS. QUANDO ADICIONAMOS LONGARINAS OU VIGAS NESSA ESTRUTURA, ELA PASSA A SE CHAMAR FUSELAGEM SEMI-MONOCOQUE OU REVESTIMENTO REFORÇADO. AS CAVERNAS OU ANÉIS DE MOLDAGEM DÃO O FORMATO A UMA ESTRUTURA MONOCOQUE OU SEMI-MONOCOQUE.
AS VIGAS DE REFORÇO E AS LONGARINAS EVITAM QUE A TENSÃO E A COMPRESSÃO FLEXIONEM A FUSELAGEM.
*FUSELAGEM MONOCOQUE *FUSELAGEM SEMI-MONOCOQUE
A LINHA VERTICAL IMAGINÁRIA DE ONDE TODAS AS MEDIDAS SÃO TOMADAS, CHAMA-SE PLANO DE REFERÊNCIA OU LINHA DATUM.
AS ASAS DE UMA AERONAVE SÃO SUPERFICIES DESENHADAS PARA PRODUZIR SUSTENTAÇÃO QUANDO MOVIDAS RAPIDAMENTE NO AR, SÃO CHAMADAS DE ASA ESQUERDA E DIREITA. A ESTRUTURA INTERNA