Resumo Epistemologia EF o que ?
Educação Física
FUNDAMENTOS ESPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Guilherme Mascimiano da Silva 201314524-1
Mas, afinal, o que estamos perguntando com a pergunta
"o que é Educação Física"
Seropédica
Junho, 2014
A maior discussão levantada pelo autor do artigo é a interpretação de A. Gaya e C Taffarel em relação a pergunta “ o que é EF?”. Essa pergunta, que para ele é o que a EF está sendo e o que ela está construindo.
Quando se fala em Educação Física referimo‐nos a um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional na medida em que eles vão sendo desenvolvidos. Essa preocupação pelo desenvolvimento físico com outras áreas do crescimento e desenvolvimento humano contribui para uma esfera de ação única da Educação Física, pois nenhuma outra área trata do desenvolvimento total do homem, com exceção da Educação no seu senso mais geral possível.
A EF, segundo o autor, não é uma ciência, nem uma filosofia, muito menos o esporte. É o entendimento da relação prática pedagógica, ciência e filosofia, tendo como pano de fundo a relação teórica e pratica. As autoras se posicionas de forma que toda atividade humana aparece como um sistema incluído no sistema de relações da sociedade. A atividade humana não existe em absoluto fora destas relações.
A Gaya. para o autor do artigo, interpreta a pergunta o que é EF? cm dois sentidos. Primeiro quanto à definição (que c sempre delimitação/ demarcação) de um objeto: EF E; uma prática Pedagógica, portanto, normativa: segundo, como definir a especificidade desta prática em relação é filosofia c é ciência ("num Percurso entre a filosofia e a clência”,). Parece-me Sue C Taffarel/M. Escobar interpretaram a mesma