TEORIAS CONTROVERSAS
Hilson Cano11
Dr. Fábio de Azevedo2
RESUMO
O presente artigo analisa a importância de tornar as aulas de ciências mais desafiadoras e reflexivas, através do conhecimento da história das teorias que as envolvem, de modo a permitir o desenvolvimento do pensamento crítico e contribuir para a aproximação da teoria com a prática e do empírico com o científico, através da análise de teorias controversas. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 8º e 9º anos da Escola Estadual Vale do Tigre – Ensino Fundamental – de Nova Londrina – PR., no segundo semestre de 2011. Os resultados demonstraram que este tipo de metodologia desenvolve no educando uma aprendizagem mais reflexiva, motivando à busca de mais conhecimentos através de pesquisas em livros e pela internet, além de melhorar a participação efetiva deles, pela apropriação do conhecimento e, com isso transformar a sociedade em que vive. Palavras chaves: teoria, contextos, história, conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
O papel da escola é propiciar ao aluno a aquisição de conhecimentos científicos e criar situações que facilitem a aprendizagem e o domínio dos conteúdos culturais, além de auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades necessárias à vida em sociedade.
A ciência é uma promessa de compreensão racional do mundo e validação dos conhecimentos. Como toda atividade cultural, ela é também uma aventura no tempo, um instrumento humano de adaptação e transformação do mundo, que responde às necessidades e problemas enfrentados pela sociedade (CARVALHO, et al, 2009, p.87). É na escola que buscamos o conhecimento de diferentes formas de aprender, pois se constitui de maneira intencional, sistemática e contínua.
A pedagogia escolar deve estar ciente, por um lado, de que não é a única instância educativa, mas, pelo outro, não pode renunciar a ser aquela instância educacional que tem o papel