Copa do Mundo de 2014
Nos aspectos positivos, entram as obras realizadas para melhorar os estádios, viadutos, estradas e aeroportos para a chegada dos turistas que viram para o país, aproveitar o evento. Os que são a favor da Copa mostram que em algum momento teria que haver essas reformas, e dizem que a Copa ajudou a isso ser efetuado mais rapidamente. Além da infraestrutura, o transporte também foi alvo de investimento. Todos os investimentos são um legado para o Brasil pós Copa – os estádios entram nessa lista pois é evidente que o país é apaixonado por futebol.
Outro lado positivo é a entrada de dinheiro em diversas áreas. O Brasil é um país cheio de belezas naturais que são aproveitadas na área do turismo, que por sua vez irá lucrar muito com os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. A área da hotelaria e a área da alimentação iram lucrar excessivamente. Os empregos que surgiram é outro aspecto. Guias, tradutores, segurança reforçada, entre outros. Pesquisas de preços para a Copa mostram que os ambulantes, que trabalham vendendo comidas ou artesanatos nas praias ou nas ruas, terão um lucro absurdo com os turistas.
Já entre os aspectos negativos, há diversas reclamações. O desvio de dinheiro das obras, o gasto excessivo, o transporte que necessita de melhorias pois normalmente não suporta a quantidade de brasileiros que vem e vão todos os dias. Muitas cidades já tinham estádios – que precisavam de melhoria – mas o governo preferiu investir mais dinheiro e tempo construindo outros novos.
Os setores da saúde e da educação claramente