Resumo ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, UM CAMINHO DE SUCESSO
A principal função do engenheiro de produção é por meio da diminuição de custos, e aumentar o consumo, através dos conhecimentos de administração, economia e engenharia. É um profissional importante para que as empresas tenham uma maior faixa de lucro. Ele está sempre em busca de novas formas de produção, e aperfeiçoamentos de técnicas, tornando o produto mais barato. Por isso é uma peça essencial para organizações de qualquer ramo, podendo ser o causador do sucesso ou fracasso. Essa engenharia gerencia também os recursos humanos, financeiros e materiais.
Segundo a ABEPRO o engenheiro de produção é responsável pelo projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção das linhas de produção. Tendo que saber identificar problemas na empresa e resolvê-los, para assim atender a demanda da sociedade de forma eficaz. Espera-se desse profissional compromisso com a ética, empreendedorismo, condição de autoaprendizagem, boa comunicação, visão crítica, responsabilidade social e ambiental, conhecimento da legislação, capacidade de resolver problemas administrativos.
O campo de trabalho é muito amplo, podendo ser chamado para atuar em área industrial ou em serviços para bancos, escolas, repartições públicas, hotéis e comercio em geral. Executando finanças, produções, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto.
Apesar de ser uma carreira nova, a engenharia de produção sofre muitas críticas, devido à falta de malicia dos profissionais identificar seus concorrentes dentro da empresa. E por não ter muito contato com os funcionários locais, ele representa uma ameaça para os demais, mas se o engenheiro souber lidar com a situação o sucesso é garantido.