ARTIGO ENGENHARIA DE PRODUTOS
Acadêmico de Engenharia de Produção
RESUMO
O projeto de produtos tem como função fazer toda a pesquisa de mercado analisando a real necessidade de se colocar um produto no mercado, passando por processos de criação desenvolvimento produção e colocação no mercado. Nesse sentido surge a questão de como fazer com que o produto tenha aceitação no mercado e que satisfaça a real necessidade do consumidor, para entendermos isso foi realizada a pesquisa de campo com um profissional da área que complementou os resultados obtidos com o trabalho bibliográfico.
Palavras-Chave: Mercado; Criatividade; Qualidade; Projeto.
1 INTRODUÇÃO
A engenharia do produto abrange dentro da engenharia de produção, o conceito de desenvolvimento de produto. De acordo com Chiavenato (2005), denomina-se desenvolvimento de produtos a área que se cuida de todos os estudos e pesquisa sobre criação, adaptação, melhorias e aprimoramento dos produtos produzidos pela empresa.
As ideias para a geração do conceito de um novo produto vêm de duas origens distintas. Fontes externas, que são os consumidores ou concorrentes, e fontes internas, que são o departamento de pesquisa e desenvolvimento, sugestões do pessoal de contato com os clientes e a própria análise das necessidades do mercado consumidor.
O estudo no desenvolvimento de produtos, a nível estratégico, pode ser visto como uma permanente tentativa de articular as necessidades do mercado, as possibilidades da tecnologia e as competências da empresa, num horizonte tal que permita que o negócio da empresa tenha continuidade. Diante do fato de que os mercados amadurecem e os clientes se tornam mais exigentes e sofisticados, a produção e o desenvolvimento de novos produtos é uma ação crítica para o sucesso competitivo da empresa.
A aplicação da engenharia na criação de novos produtos é de suma importância tanto para a empresa que fabrica quanto para o consumidor final, diante dessa necessidade, o