INTRODUÇÃO A ENGENHEIROS
TÍTULO: O PROJETO
AUTOR: WALTER ANTONIO BAZZO
Resumo do Capítulo 4: Projeto.
Os engenheiros são por excelência identificadores, formuladores e solucionadores de problemas. Saber resolver, identificar, encontrar e criar problemas, assim como saber formular adequadamente as questões para as quais vamos procurar construir respostas pode resultar na elaboração de um novo produto, sistema ou processo, ou na sua melhoria.
Através do projeto, o engenheiro aplica de forma mais significativa os seus conhecimentos técnicos e científicos, econômicos, éticos e sociais, além de experiência e bom senso para abrir caminho para a imaginação criadora na busca de algo novo que possa atender às necessidades da sociedade. Além disso, para ser um bom projetista o engenheiro deve também saber empregar dois processos muito importantes na elaboração de um trabalho: análise e síntese, pois ambos fazem parte de qualquer plano de pesquisa, seja ela científica ou tecnológica.
O projeto é um plano de execução, é um planejamento para se alcançar objetivos dentro de metas de orçamento e tempo; projetar é estabelecer um conjunto de procedimentos e especificações que, se postos em prática, resultam em algo concreto ou em um conjunto de informações. Ele é o produto de um plano e de um trabalho deliberadamente realizados para satisfazer alguma necessidade.
Um projeto não começa com um profissional postado à frente de um computador ou de uma mesa, nem tampouco se encerra quando a resposta final do problema é proposta. O sucesso do projeto tem forte ligação com a adoção de um bom processo solucionador, por isso determinar uma linha de solução de problemas, sistematiza e facilita o trabalho do engenheiro.
A solução de problemas de engenharia, embora semelhante para várias situações, apresenta algumas diferenças quando comparada à solução de problemas científicos. A ação tecnológica se inicia com um conjunto de conhecimentos