Introducao a Engenharia - O Engenheiro
O Engenheiro
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE
As evoluções da ciência e da tecnologia nos transporta de uma natureza, digamos,
"natural" para uma "natureza artificial", controlada. Ela está presente nos sistemas de transporte e de comunicação, sistemas de produção, processamento e estocagem de alimentos, sistemas de distribuição de água e energia, equipamentos bélicos, ferramentas, utensílios domésticos, aparatos de lazer, equipamentos médicos...
O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE
Devemos estar atentos - além das questões técnicas - também para as questões sociais e pessoais decorrentes de nossas ações.
Estas maravilhas da criação humana também trazem consigo algumas questões como poluição ambiental, aquecimento global, devastação de florestas, destruição da camada de ozônio...
O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE
Essa competência para tratar de problemas técnicos (pensamento analítico) também se estende a questões sociais, e cada vez mais se faz sentir na atuação profissional.
Destacamos que uma característica importante do engenheiro é a sua visão sistêmica, que lhe confere um bom domínio da realidade física; e, por extensão, das atividades social e econômica.
O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE
Talvez exatamente por isso ele tem boas chances de sair-se bem em diversas atividades, mesmo aquelas não ligadas diretamente à sua área de formação técnica específica, com administração, vendas, análise de sistemas, etc.
O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE
Vocês sabem o que as personalidades a seguir, com sobrenomes famosos, têm em comum?
Yasser Arafat, Alexandre Gustave Eiffel, Osama Bin
Laden, Boris Yeltsin, Henry Ford, Alfred Hitchcock, Karl
Benz, Jimmy Carter, Jacques Cousteau, Rudolf Diesel,
Ferdinand Porsche, Alexander Graham Bell, Thomas
Edison, William Hewlett, David Packard,