Resumo Empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo no Brasil foi intensificando-se no final da década de 1990, apesar do termo ser bastante antigo. A necessidade da criação de pequenas empresas duradouras, juntamente com a diminuição na taxa de mortalidade das mesmas, sem dúvida, foi um dos motivos para que ocorresse a popularização do termo empreender, qual ganhou apoio do governo e de entidades de classe. Devido há vários anos de tentativas de estabilidade na economia e também com o avanço da globalização, muitas empresas tiveram que procurar meios para expandir seus negócios, diminuir gastos e aumentar sua competitividade.
Uma das consequências imediatas foi o aumento do desemprego e com isso, muitos ex-funcionários resolveram investir o pouco que possuíam em negócios próprios, onde muitos deles permaneceram na economia informal, por conta da falta de crédito e/ou por causa dos juros e impostos. Com o ápice da internet entre 1999 e 2000, houve também muitos que se aventuraram á criação de negócios pontocom, visando altos lucros e independência. Deve ser levado em conta também, pessoas que herdaram negócios de família e que resolveram dar continuidade ás empresam já existentes.
Esses fatores geraram discussões sobre o tema empreendedorismo no Brasil e eis que então, em 1999, foi-se criado o programa Brasil Empreendedor, pelo Governo Federal, onde os agentes do programa ajudavam os empreendedores na elaboração de planos de negócios. A maior parte dos negócios criados no país é de pequenos empresários, mas nem sempre eles possuem o conhecimento necessário para a criação de uma empresa, o que reflete muitas vezes diretamente no alto índice de mortalidade. Dados recentes mostram que essa taxa alta vem melhorando nos últimos anos, embora ainda precise de melhoras.
Entendendo melhor como ocorre o processo empreendedor, espera-se que essas estatísticas diminuam e que as pessoas possam compreender como elaborar bem um plano de negócio e a identificar qual o perfil do