Relat
Instituto de Química
Relatório: Experimento 3 – Síntese e caracterização do [Ni(NH3)6]Cl2 e do [Ni(en)3]Cl2.2H2O
Disciplina: Química Inorgânica II Experimental
Discentes: Helena Lima Lopes Pedro Domingos Bueno da Rosa
Docente: Antônio Carlos Doriguetto/Márcia Cordeiro
Alfenas
2014
Resumo
Neste experimento foi feita a síntese de dois complexos de níquel (II), sendo um sintetizado a partir do outro, partindo do cloreto de hexaquoniquel (II), que por possuir ligantes de campo fraco é facilmente substituído. Primeiramente foi sintetizado o cloreto de hexaminoniquel (II) e posteriormente o cloreto de trisetilenodiaminoniquel (II), os compostos foram isolados e o rendimento foi calculado.
Introdução
O metal níquel é dúctil e resistente a corrosão, encontrado na natureza em combinação com arsênio antimônio e enxofre. Tem dois estados de oxidação, o mais importante é o 2+, sendo o três mais de difícil obtenção. Este metal forma complexos com diversos ligantes, como o [Ni(H2O)6]2+, que apresenta coloração verde.
Muitos complexos são reativos e trocam ligantes rapidamente – são chamados complexos lábeis. Outros só os fazem muito lentamente, sendo conhecidos como inertes. Os complexos de metais de transição são geralmente lábeis, com exceção dos formados com os íons Cr(III) e Co(III). A partir do estudo dos complexos inertes muitas informações sobre mecanismos de reação, isomeria, etc., foram obtidas, uma vez que estes compostos podem ser facilmente isolados. A labilidade dos complexos e a capacidade de formar isômeros cis e trans são resultados dos efeitos cinéticos existentes, mas efeitos termodinâmicos também podem orientar os produtos finais de uma reação.
A obtenção de [Ni(NH3)6]Cl2 pode ser feita pela reação entre a amônia concentrada e solução de cloreto de níquel(II)
Objetivo
Síntese e identificação dos complexos [Ni(NH3)6]Cl2 , [Ni(en)3]Cl2.2H2O.
Procedimento
1. Obtenção do