resumo empreendedorismo
Evento: Palestras – Rio Criativo.
Local: Auditório IFRJ – Campus Nilópolis.
Com as palestras do Rio Criativo foi possível entender melhor o que seria o “empreendedorismo”.
Vimos que empreendedorismo é um objeto de estudo em diversos países, e que pode haver três tipos de empreendedor. O corporativo, que é quem investe no desenvolvimento de uma ideia própria dentro de uma organização. O externo é quem busca satisfazer um público específico baseado nas necessidades do mercado, esse tipo de empreendedor é independente, não possui nenhuma ligação com uma organização. O social, é aquele que se direciona à projetos sociais, buscando o desenvolvimento de uma comunidade.
Foi possível entender que qualquer pessoa pode tomar atitudes empreendedoras, basta possuir algumas características essenciais. Para que as atitudes empreendedoras deem certo, é necessário que o empreendedor seja um ótimo estrategista, tenha bastante criatividade e esteja aberto a novas ideias, e, além disso, que ele tenha a capacidade de gerar novas ideias. Ele precisa ser flexível e saber que pode correr risco, para isso é necessário de disciplina, autoconfiança e persistência para a solução dos problemas que possam vir a surgir.
Nas palestras aprendemos os motivos para empreender, como também conseguimos entender o porquê de montar os projetos para empreender. Vimos que não é fácil se tornar um empreendedor, e que não é possível se tentarmos fazer tudo sozinhos.
O produtor cultural deve conhecer o mercado em que vai atuar e focar em um público alvo de mercado, deve também analisar bem as oportunidades e conhecer o seu cliente e que vai consumir do produto o qual você vai oferecer.
Para chegar ao nosso público alvo, aprendemos várias “fórmulas” de como descobrir detalhadamente o grupo o qual vamos oferecer nosso projeto.
Conseguimos entender que o fornecedor é nosso parceiro, pois dependemos dele, logo devemos manter um bom relacionamento para que tudo saia