Conduta empresarial ética
A atual competitividade dos mercado, leva as pessoas a uma competitividade intensa e crescente nas organizações, disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Essa competitividade ocorre também por parte das empresas, que estão sempre na busca por fatias de mercado cada vez maiores.
No atual cenário mercadológico, conciliar interesses pessoais com objetivos comuns, exige um comportamento ético, de respeito aos funcionários, aos seus cliente e à própria concorrência. Esse é o grande desafio enfrentado pelos líderes e administrados das empresas, pois nessa competitividade desenfreada que vivemos atualmente, muitas vezes a ética é deixada de lado.
A ética pode ser entendida como a ciência que estuda os juízos morais referentes à conduta humana. Ou seja, ela é uma explicitação teórica do fundamento do agir do ser humano na busca do bem comum e da realização individual.
Com isso, podemos entender a ética empresarial como o valor que cada organização possui a fim de agir corretamente, buscando o bem comum de todos os seus stakeholders e da comunidade onde atua. Para isso, a conduta ética de seus integrantes e seus valores, devem fazer parte da cultura da empresa.
Atualmente, a ética profissional e consequentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas.
A sociedade passa a ter consciência de que todos ( funciponários, clientes, fornecedores, acionistas, etc) serão beneficiados através de um comportamento ético aplicado dentro da empresa.
Um empresa que age de maneira ética, só tende a crescer, pois a população está muito mais preocupada em consumir produtos e serviços de empresas que possuam uma conduta correta perante a comunidade onde atua. Uma conduta ética melhora a imagem da empresa, o que facilita e aumenta a relação entre seus funcionários e